O Ministério da Saúde estende a faixa etária da vacinação contra gripe para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.
A ministra Nísia Trindade Lima anunciou a medida em suas redes sociais, visando conter a propagação da gripe. A ampliação da faixa etária da vacinação foi implementada como resposta ao aumento dos casos de influenza. A exceção fica por conta da região Norte, que já havia iniciado a vacinação contra gripe em novembro do ano anterior.
Os municípios poderão ajustar a faixa etária de acordo com a disponibilidade de vacinas, respeitando as orientações de forma excepcional.
O boletim Infogripe da Fiocruz alertou para o aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave em decorrência dos vírus da influenza, vírus sincicial respiratório e rinovírus. Dos casos positivos de vírus respiratórios, 10,7% foram de covid-19, 23,4% de influenza A ou B, e 57,8% de vírus sincicial respiratório.
A ministra reforçou a importância de estar atento aos cenários para otimizar as estratégias de vacinação, visando a máxima eficácia na proteção.
*CTA: Não deixe de se vacinar e proteger sua saúde!*
*Fonte: Estadão Conteúdo*