Os idosos estão sendo chamados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para realizarem a atualização de seus dados. Este procedimento integra a revisão cuidadosa dos pagamentos por incapacidade conduzida pela Previdência Social.
O INSS esclarece que o processo conhecido como pente-fino nada mais é do que uma verificação de dados, realizado continuamente desde 2003 para monitorar, revisar e investigar possíveis irregularidades nos benefícios.
Neste ano, dois grupos específicos estão sendo convocados: beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e aqueles que recebem o Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença). Durante o mês de maio, a Previdência economizou aproximadamente R$ 750,85 milhões ao cessar 37.325 benefícios e suspender outros 20.375.
Todos os idosos inscritos no BPC precisam atualizar seus dados?
Não necessariamente. Todos os idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência, independentemente da idade, que recebem o BPC, passarão pela revisão de dados. No entanto, somente aqueles com informações incorretas ou inconsistentes serão solicitados a atualizar seus dados.
O INSS notificará essas pessoas por meio de:
- Extrato bancário;
- App Meu INSS, na opção “Revisão BPC”;
- Correspondência.
Como realizar a atualização dos dados do BPC durante o pente-fino?
A atualização dos dados do BPC inicia no App Meu INSS, onde, ao fazer login, o cidadão deve acessar o menu "Dados" e atualizar todas as suas informações pessoais. Posteriormente, dentro de um prazo de 45 dias para cidades com até 50 mil habitantes e de 90 dias para cidades com mais de 50 mil habitantes, os convocados devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para efetuar a atualização:
- Compareça ao CRAS mais próximo;
- Atualize os dados no Cadastro Único;
- Inclua laudos médicos no caso de pessoas com deficiência;
- Aguarde a validação.