O ministério da saúde implementa mudanças no esquema de vacinação contra a Covid-19
O ministério da saúde decidiu alterar, a partir de hoje, o calendário de vacinação contra a Covid-19. Entre as modificações, destaca-se a inclusão da vacina no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a quatro anos e 11 meses.
Além disso, passou a ser recomendada uma dose anual ou semestral da vacina para grupos prioritários, com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença. Anteriormente, esse público não recebia doses periódicas.
Essa medida foi tomada após dez capitais apresentarem aumento de casos de Covid-19 em seus territórios: Aracaju, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador, Teresina e Vitória.
Em 2024, haverá a vacinação de todas as pessoas com mais de cinco anos – mesmo aquelas que não fazem parte dos grupos prioritários – que não foram vacinadas anteriormente ou que receberam apenas uma dose. Essas pessoas poderão iniciar ou completar o esquema de duas doses com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas.
Recomendações para crianças
Para as crianças, a orientação é aplicar a primeira dose aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses. Todas as crianças de seis meses a cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão com doses atrasadas podem completar o esquema de três doses, respeitando o intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses, e oito semanas entre a segunda e a terceira.
É importante ressaltar que crianças que já receberam as três doses de vacinas contra a Covid-19 não necessitam de doses adicionais. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger a todos.
Não perca essa oportunidade de garantir a saúde e segurança da sua família. Vacine-se e proteja-se!