Estar devidamente registrado no Cadastro Único (CadÚnico) pode trazer inúmeros benefícios para os residentes do Brasil. O procedimento, que requer comparecimento pessoal a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), garante acesso a diversos programas sociais disponíveis no país.
Para ingressar no CadÚnico, é necessário que o grupo familiar demonstre possuir renda reduzida. Uma vez incluído no cadastro, poderão ter acesso a vantagens como o programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.
Recentemente, o Governo Federal anunciou que algumas famílias cadastradas poderão receber adiantamentos de pagamento. Trata-se do Auxílio Gás, distribuído a cada dois meses e cobrindo o valor médio nacional de um botijão de gás de 13 kg.
O pagamento é realizado através da conta poupança social do Caixa Tem, e foi adiantado para os residentes do estado do Rio Grande do Sul. Essa medida foi tomada para auxiliar na recuperação do estado após ser severamente afetado pelas chuvas no início do mês.
Consequentemente, as famílias gaúchas não precisarão esperar pelo recebimento do seu Número de Identificação Social (NIS) para obter o benefício. Em relação às demais famílias brasileiras, o cronograma de pagamento seguirá a ordem estabelecida para o Bolsa Família:
– NIS terminado em 1: pagamento em 17 de maio;
– NIS terminado em 2: pagamento em 20 de maio;
– NIS terminado em 3: pagamento em 21 de maio;
– NIS terminado em 4: pagamento em 22 de maio;
– NIS terminado em 5: pagamento em 23 de maio;
– NIS terminado em 6: pagamento em 24 de maio;
– NIS terminado em 7: pagamento em 27 de maio;
– NIS terminado em 8: pagamento em 28 de maio;
– NIS terminado em 9: pagamento em 29 de maio;
– NIS terminado em 0: pagamento em 31 de maio.
Para mais informações sobre o processo de inscrição no Cadastro Único, acesse este https://fdr.com.br/2024/05/19/inscritos-no-cadunico-sao-convocado-apos-comunicado-oficial-emitido-pelo-governo/(https://www.gov.br/pt-br).