Governo libera internet GRATUITA para cidades selecionadas da lista


O acesso à internet sem custos se tornará realidade em breve para os brasileiros, graças a uma iniciativa dos ministros do governo Lula. Primeira medida: identificar cidades que serão contempladas com essa inovação. O projeto visa beneficiar várias localidades, incluindo regiões remotas e comunidades ribeirinhas.

O governo federal está empenhado em levar a internet gratuita para áreas afastadas dos grandes centros urbanos, abrangendo inclusive comunidades ribeirinhas. Ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, discutem o tema.

Trata-se de uma ação significativa, uma vez que muitas cidades enfrentam dificuldades para arcar com os custos de acesso à internet, mesmo com os planos mais econômicos disponíveis.


Internet sem custos no CRAS

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

  • O plano é instalar pontos de acesso à internet nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de áreas remotas, como as comunidades ribeirinhas.
  • Essa iniciativa será de grande valia para a população, pois o CRAS é responsável pelo cadastro e atualização do Cadastro Único.
  • O Cadastro Único possibilita a obtenção de benefícios como Bolsa Família, BPC, Auxílio-Gás, auxílios emergenciais, entre outros.
  • O projeto seguirá o modelo do Ministério das Comunicações conforme o Novo PAC.
  • Até 2026, o Programa de Aceleração do Crescimento garantirá acesso à internet sem custos em 138 mil escolas públicas de ensino fundamental e em 12,6 mil unidades básicas de saúde.
  • A etapa inicial consistirá no levantamento dos CRAS que serão contemplados.
  • Portanto, a lista de municípios beneficiados ainda não foi divulgada pelo governo federal.

“O acesso aos serviços públicos essenciais se dá hoje por meio da internet. Ao proporcionar conectividade aos Centros de Referência de Assistência Social mais afastados, ampliaremos o atendimento às pessoas que mais necessitam da atenção do Poder Público”, afirmou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

Conforme a especialista , o CRAS está distribuindo cartões de alimentação, saiba como garantir o seu clicando aqui.

Esta reescrita foi otimizada para SEO e adaptada para o público brasileiro, respeitando nuances culturais e linguísticas. Esperamos que as informações sejam mais acessíveis e relevantes para os leitores interessados no tema.

📂 Benefícios