Farmácia Popular: Medicamentos para colesterol alto, Parkinson e rinite serão disponibilizados gratuitamente.


element”>

A partir de hoje (10), o Ministério da Saúde disponibilizará novos remédios e suprimentos do programa Farmácia Popular de maneira gratuita para toda a população.

Essa decisão, confirmada pelo órgão, marca os 20 anos de existência do programa. Medicamentos para colesterol elevado, doença de Parkinson, glaucoma e rinite agora fazem parte dos produtos que podem ser retirados sem custo.


Anteriormente, apenas os remédios destinados a pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram oferecidos gratuitamente. Com essa mudança, aproximadamente 3 milhões de brasileiros serão beneficiados.

Atualmente, o Farmácia Popular disponibiliza 41 itens à população. Com a nova determinação do Governo Federal, 95% dos medicamentos e suprimentos serão fornecidos gratuitamente, o que corresponde a 39 dos produtos de saúde distribuídos. Além dos medicamentos, fraldas e absorventes também são oferecidos pelo programa.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Programa Farmácia Popular

Instituído pelo Governo Federal em 2004, o programa Farmácia Popular foi criado para facilitar o acesso a medicamentos e outros itens de saúde para os brasileiros.

No ano passado, o programa foi revitalizado pelo presidente Lula para incluir novas gratuidades, como medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais. Em 2024, o programa também passou a fornecer absorventes de forma gratuita para pessoas em vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao longo desses 20 anos de existência do programa, mais de 70 milhões de brasileiros foram beneficiados.

Atualmente, a iniciativa está presente em 85% das cidades do país e tem capacidade para atender 96% da população.

*Sob a supervisão de Bruno Lafore

📂 Notícias