De acordo com o estudo apresentado, a identificação precoce e tratamento do câncer de pulmão desempenham um papel crucial na redução da mortalidade. Além disso, a pesquisa ressaltou a importância da implementação de estratégias de redução de danos, que visam minimizar os efeitos negativos sem eliminar o uso.
“O tema das dependências é complexo, pois envolve diferentes aspectos do comportamento humano”, afirma a psicóloga *Mônica Gorgulho, especialista em redução de danos*.
“Não se trata apenas da necessidade física por determinada substância, mas também do comportamento associado a seu uso, especialmente em situações sociais”, completa ela.
Uma das estratégias de redução de danos adotada pela Suécia, tema central do evento “Quit Like Sweden”, foi a introdução de dispositivos eletrônicos, como vapes, para ajudar os fumantes a abandonar os cigarros convencionais.
Recentemente, a União Europeia reconheceu esses dispositivos como uma alternativa viável para reduzir os danos causados pelo tabaco.
“A decisão agora é que neste relatório eles abriram a possibilidade da redução de danos, isso significa que você tem outras alternativas que são melhores do que fumar. Isso é uma novidade boa porque antes eles diziam ‘não precisamos de outras alternativas, todo mundo que fuma precisa parar de fumar””, destaca *Johan Nissinen, membro do Parlamento Europeu pela Suécia*.
“E acho que [a Europa] está indo na direção certa porque a UE tem uma meta de ser livre de fumo até 2040”, conclui ele.
No Brasil, a ANVISA está estudando a possibilidade de revisar a proibição de dispositivos eletrônicos para fumar. Uma reunião colegiada está marcada para amanhã, sexta-feira (19), e será transmitida ao vivo nas redes sociais da agência reguladora.
No início do ano, a ANVISA realizou uma consulta pública sobre a regulamentação desses dispositivos eletrônicos, na qual 59% dos participantes se mostraram favoráveis à mudança na proibição atual.
O Ministério da Saúde, em nota oficial, expressou apoio à proibição vigente da ANVISA, destacando seu compromisso em promover um ambiente mais saudável e seguro para todos.