O Brasil registra aumento na aplicação de 13 das 16 vacinas principais do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Esses dados revelam a reversão da queda nos índices vacinais, que vinham ocorrendo desde 2016.
As vacinas em destaque incluem a poliomielite (VIP e VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP).
Comparativamente a 2022, as 13 vacinas que apresentaram aumento na aplicação tiveram uma média de recuperação de 7,1 pontos percentuais. Em âmbito nacional, a vacina de reforço da tríplice bacteriana registrou a maior cobertura, atingindo 76,6%, um aumento de 9,23 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca que os números consolidados demonstram a retomada das coberturas vacinais para as crianças, assim como a reconstrução de uma importante política de saúde pública no país.
Um levantamento realizado pela Unicef, em parceria com o Ministério da Saúde, revelou um aumento significativo na vacinação contra a poliomielite. Em 2023, foram aplicadas 2,27 milhões de primeiras doses da Pólio Injetável, em um cenário de 2,42 milhões de nascimentos.
Apesar de 152,7 mil crianças ainda não vacinadas, o número é inferior ao registrado no ano anterior. O compromisso com a imunização é enfatizado por Youssouf Abdel-Jelil, representante da Unicef no Brasil, ressaltando a importância de ampliar os índices de vacinação.
No mesmo ano, o Ministério da Saúde lançou o “Movimento Nacional pela Vacinação”, com investimentos significativos na compra de imunizantes. A iniciativa visava promover a importância da vacinação em todo o país, com previsão de aumento dos investimentos para o ano seguinte.
Além disso, a unificação dos registros vacinais na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) permitirá aos cidadãos consultar sua situação vacinal através do Meu SUS Digital, incluindo as vacinas contra a Covid-19.
Essas ações reforçam a importância da vacinação como medida fundamental para a saúde pública, incentivando a participação ativa da população na garantia de uma imunização abrangente e eficaz.