O instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou uma mudança recente que irá beneficiar um grande número de trabalhadores em todo o Brasil. Agora, parte dos profissionais do nosso país terão a oportunidade de solicitar a aposentadoria de forma antecipada, já a partir dos 55 anos.
Essa nova medida foi introduzida juntamente com a reforma da previdência, permitindo que trabalhadores expostos a determinados riscos durante sua jornada de trabalho possam garantir o benefício de aposentadoria de forma antecipada. Isso possibilita que esses indivíduos desfrutem por mais tempo do merecido descanso proporcionado pelo INSS.
Conforme destacado pela especialista, , o tempo de contribuição necessário varia de acordo com o nível de exposição do trabalhador durante sua atividade formal. Caso o profissional atenda aos requisitos estabelecidos, ele poderá solicitar a aposentadoria junto ao INSS por meio do site oficial do órgão disponível neste link. Abaixo estão os critérios a serem observados:
– Para exposição de risco alto: 15 anos de contribuição e idade mínima de 55 anos;
– Para exposição de risco moderado: 20 anos de contribuição e idade mínima de 58 anos;
– Para exposição de risco baixo: 25 anos de contribuição e idade mínima de 60 anos.
Diversas profissões são contempladas por essa nova medida, tais como aeronautas, bombeiros, eletricistas, médicos, entre outros. Para mais informações sobre os benefícios oferecidos pelo INSS, acesse este link.