De acordo com as atualizações recentes do Programa Bolsa Família, o governo pode, de tempos em tempos, realizar a revisão dos dados do Cadastro Único e solicitar a devida atualização. Nesses casos, o beneficiário precisa estar preparado para atualizar suas informações a fim de garantir o recebimento do benefício.
O titular do Bolsa Família é convocado a atualizar os dados cadastrais por meio de notificação enviada por SMS, no aplicativo Caixa Tem ou extrato bancário. Esse procedimento é conduzido no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Quem deve atualizar o Cadastro Único?
Famílias cadastradas no Programa Bolsa Família que precisam realizar a atualização cadastral correm o risco de ter o benefício suspenso. O pagamento só é retomado após a realização de todos os ajustes necessários para comprovar o direito ao benefício.
A atualização é essencial nos seguintes casos:
- Mudança de endereço da família;
- Alteração da escola das crianças e adolescentes;
- Inclusão de um novo membro na família (ex.: nascimento, adoção, guarda);
- Variação na renda familiar;
- Convocação para atualização devido a:
- Falta de acompanhamento nutricional das crianças menores de 7 anos nos últimos seis meses (realizado na unidade de saúde);
- Caderneta de vacinação desatualizada das crianças e adolescentes;
- Ausência de consulta pré-natal das gestantes;
- Presença de crianças e adolescentes com frequência escolar inferior a 85% por mês.
Como proceder com a atualização no Bolsa Família?
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal autorizou seus funcionários a realizarem a atualização do Cadastro Único por meio de abordagem ativa, ou seja, visitando os beneficiários em suas residências.
No entanto, em outras regiões do país, o processo pode ser diferente. Portanto, ao ser convocado para a atualização, o beneficiário deve:
- Agendar o atendimento no CRAS de sua cidade;
- Comparecer com documento de identificação;
- Atualizar todos os dados no Cadastro Único;
- Aguardar a liberação do benefício retido.