Em junho, o INSS realizará a antecipação do pagamento de aposentadorias, pensões e BPC para residentes de áreas em situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul (RS). No dia 24 de junho, esses beneficiários receberão os valores integralmente.
Para o restante do país, o calendário de pagamentos do INSS seguirá de maneira escalonada, considerando o número final de identificação do benefício e o valor, dando preferência para quem recebe um salário mínimo.
É válido ressaltar que essa ação envolve apenas aposentadorias, pensões e BPC, excluindo benefícios temporários como auxílio-doença e salário-maternidade. O INSS afirmou que a antecipação do calendário de pagamentos do INSS para o Rio Grande do Sul continuará enquanto perdurar o estado de calamidade pública.
O calendário de pagamentos do INSS segue o mês de competência, sendo liberado no final de cada mês e estendendo-se até o início do mês seguinte. Por exemplo, os benefícios relativos a maio são pagos no final de maio e seguem até o começo de junho. Essa programação visa garantir o pagamento pontual aos segurados.
A organização do cronograma considera o número final do benefício, excluindo o dígito verificador. Inicialmente, os segurados que recebem um salário mínimo (R$ 1.412) são priorizados, seguidos pelos que recebem valores superiores, até o limite estabelecido pelo INSS. Essa organização é feita para promover uma distribuição justa dos pagamentos aos beneficiários.
Essa estrutura contribui para assegurar que todos tenham acesso aos seus recursos de forma mais organizada. Fique atento para conferir o novo calendário completo do INSS. Neste artigo, apresentamos maneiras de aumentar sua renda previdenciária. Confira!
Calendário de pagamentos do INSS
Benefícios de até 1 salário mínimo:
- NIS final 1: 25 de julho;
- NIS final 2: 26 de julho;
- NIS final 3: 29 de julho;
- NIS final 4: 30 de julho;
- NIS final 5: 31 de julho;
- NIS final 6: 1 de agosto;
- NIS final 7: 2 de agosto;
- NIS final 8: 5 de agosto;
- NIS final 9: 6 de agosto;
- NIS final 0: 7 de agosto.
Benefícios acima de 1 salário mínimo:
- NIS finais 1 e 6: 1 de agosto;
- NIS finais 2 e 7: 2 de agosto;
- NIS finais 3 e 8: 5 de agosto;
- NIS finais 4 e 9: 6 de agosto;
- NIS finais 5 e 0: 7 de agosto.