O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) realizará a inspeção dos produtos e os disponibilizará em todas as regiões do país, seguindo o Plano Nacional de Imunização.
“A vacinação contra a Covid-19 continua sendo crucial, mesmo com a redução dos casos graves. Os grupos prioritários para receber a vacina atualizada incluem pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência, indivíduos imunocomprometidos, indígenas e ribeirinhos”, afirmou Nísia Trindade, Ministra da Saúde.
O Ministério destacou a importância da vacinação, especialmente para crianças de seis meses a menores de cinco anos, que devem ser vacinadas contra a Covid-19. O esquema vacinal para esse grupo consiste em três doses, com intervalos de quatro e oito semanas entre a primeira e segunda dose, e entre a segunda e terceira dose, respectivamente.
Além da vacinação, o Ministério da Saúde também disponibiliza o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para o tratamento da Covid-19 em indivíduos com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos acima de 18 anos.
*Sob a coordenação de Duda Cambraia